top of page

OS DESAFIOS COM A CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DO OESTE GOIANO

 

RESUMO: As disciplinas de Cartografia Básica e Temática fornecem aos acadêmicos os pressupostos necessários para a utilização e elaboração de representações cartográficas. Contudo, as formas de transpor estes conteúdos para a educação básica é um desafio para a docência. Partindo desse pressuposto, este projeto visa auxiliar professores de Geografia e acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia da UEG – Campus Iporá com metodologias e conteúdos relacionados ao ensino de Cartografia Escolar. Uma especificidade interessante do curso de Licenciatura em Geografia do câmpus Iporá é a disciplina de “Cartografia Aplicada ao Ensino”. Tal disciplina tem como objetivo desenvolver nos alunos os fundamentos teóricos e os procedimentos metodológicos da utilização da Cartografia e da linguagem cartográfica no processo de ensino-aprendizado em Geografia. Dessa forma, esta proposta também visa contribuir como uma complementação à formação acadêmica destes alunos. O projeto será desenvolvido conforme os seguintes procedimentos metodológicos, elencados como fundamentais para a construção do conhecimento cartográfico: levantamento bibliográfico, observação em escolas escolhidas como campo, realização de entrevistas e socialização das discussões; afim de identificar os principais problemas enfrentados pelos professores de Geografia do Ensino Fundamenta II ao trabalharem com a Cartografia Escolar em sala de aula, será realizado reuniões do Grupo de Estudos sobre Cartografia na Formação de Professores, isso visando a oferta de cursos de formação que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem e que promovam a capacitação dos acadêmicos do curso de Geografia e professores da Educação Básica, formando indivíduos intelectualmente emancipados e com domínio dos conceitos e processos relacionados à Cartografia Escolar. Projeto parceirto: PROJETO DE PESQUISA/EXTENSÃO: A mediação didática na construção do conhecimento acerca do espaço local, a partir de atlas escolares municipais: uma proposta regional de formação continuada de professores. Coordenação geral: Drª Míriam Aparecida Bueno (UFG - Universidade Federal de Goiás)

​

JUSTIFICATIVA: O projeto se insere no contexto do ensino de Cartografia, que tem sido um desafio tanto na formação de professores no âmbito da graduação em Geografia quanto no trabalho docente no que se refere no trato dos conteúdos específicos dessa disciplina em sala de aula na Educação Básica (LOCH; FUCKNER, 2003). A Cartografia, por transitar nos campos da ciência, das artes e da técnica, no processo de representação espacial, se apropria dos conhecimentos matemáticos, astronômicos, da engenharia e de semiologia (DUARTE, 2006), tornando muita das vezes complexo o processo de ensino-aprendizagem dos seus métodos e conceitos. A Cartografia é um instrumento amplamente utilizado nos estudos geográficos, pois contribui na percepção e representação do espaço construído e vivido, objeto de estudo da Geografia. Também nesse contexto há a necessidade de se discutir uma cartografia inclusiva. A cartografia tátil dá condições à pessoa com deficiência visual a aumentar sua percepção espacial, trazendo uma consciência na representação e na organização do espaço, criando uma independência e um senso crítico sobre o espaço em que vive (VASCONCELLOS, 1993). Daí a importância central de uma formação eficaz dos profissionais licenciados em Geografia. Entende-se que formar profissionais da educação com qualidade é um desafio. Como ressaltado por Cardon (2005), nos dias de hoje, em que a sociedade informacional valoriza mais a informação do que o conhecimento, ir contra este movimento representa lutar a favor da melhoria e da transformação do atual quadro do ensino nas inúmeras escolas brasileiras. Para alcançar estas metas, não basta apenas boa vontade, é necessário construir espaços de diálogo e reflexão para que os acadêmicos e professores possam analisar de forma crítica e construtiva os problemas existentes na prática docente. Frente a esses pressupostos é que se propõe neste projeto de extensão, em parceria com outros projetos da UEG e da UFG, contribuir com a prática docente e promover a formação continuada de professores já inseridos na rede de ensino na área da Cartografia Escolar, elementos conceituais, teóricos e metodológicos da Cartografia e de sua utilização na sala de aula.

Coordenadores e colaboradores;

​

Bruno Magnum Pereira

Priscylla Karoline de Menezes

Ana Paula Saragossa

Diego Tarley Ferreira Nascimento

 

​

​

IMG_1278.JPG

Universidade Estadual de Goiás

​Câmpus Iporá

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page